domingo, 9 de setembro de 2012

Frango com Manjericão e Alho

 Cá em casa as receitas fáceis (e com pouca margem de erro, que isto da Lei de Murphy é mesmo verdade têm sempre tratamento privilegiado. Embora não seja fã do famoso Jamie Oliver, confesso que esta receita funciona bem, é fácil e consegue-se preparar algumas coisas com antecedência. Para quem tem crianças outra boa notícia é que é feito no forno, ou seja, permite dar banhos (ou outros afazeres) em simultâneo e respeita a dieta LEV (esta era a melhor parte!).
Ingredientes
6 dentes de alho descascados (sim, é fácil mas não exagerem, têm mesmo que descascar...)
1 ramo de manjericão (na receita diz "um ramo pequeno", mas na próxima vez que fizer este prato vou insistir mais nas ervas aromáticas), só as folhas (novamente um pouco de trabalho pesado... arrancar folhas!)
sal marinho e pimenta preta
azeite
frango (de preferência de capoeira)
um limão (cortado ao meio)

Instruções
1. Pre aquecer o forno a 180ºC
2. Num almofariz (ou numa taça qualquer que isto pede é boa vontade...), esmagar o alho, as folhas de manjericão com um pouco de sal e pimenta (sim, eu sei, não dar quantidades exactas é o primeiro passo para um potencial desastre.. mas tenham paciência, é só o sal...). Deitar um pouco de azeite e mexer.
3. Fazer 3 golpes em cada perna do frango, até ao osso
4. Despejar a pasta sobre o frango e esfregar a pasta (com as mãos, não sejam medricas!) em todos os cortes e fendas. Inserir a metade do limão na cavidade da ave.
5. Colocar o frango num tabuleiro, juntamente com a outra metade do limão e levar ao forno durante mais ou menos uma hora (mais para mais, do que para menos), até que fique crocante e dourado.
6. Quando retirar o frango cubra com papel de aluminio e deixe descansar durante 10 minutos.
7. Se quiser, pode espremer o limão por cima do frango.
8. Não sejam gulosas e não, a pele não é para comer!

Querida LEV, 
Há muito tempo que já não te peço nada e bem sei que o Natal ainda vem longe. Mas, de qualquer forma, aqui vai. Dava-me tanto jeito ter uma app da LEV! Andava sempre no meu telemovel, ajudava-me a gerir a dieta (sim, confesso, esqueci-me de tomar os suplementos algumas vezes!) e ainda tinha todas as minhas receitas... Isso é que era!

1 comentário:

Inês disse...

Yummy!!! Esse franguinho ficou mesmo com um aspecto muito delicioso!
Sabes, o que eu aprecio mais na LEV e na EVA é a capacidade de criarem refeições saudáveis, que contribuem activamente para os nossos objectivos e que acima de tudo são apetitosas e assemelham-se muito pouco ao estereótipo de comida de dieta!