quarta-feira, 30 de maio de 2012

Caril de legumes

Tenho algumas saudades da minha querida comida asiática e por isso decidiu fazer uma cozinha asiática by LEV. O melhor que me ocorreu (e tendo em conta que no frigorífico, dos legumes autorizados, só tenho mesmo é courgettes, alho francês e abóbora), foi fazer um delicioso caril de legumes, para acompanhar o meu frango com cogumelos LEV. O mais curioso é que acabei por fazer duas versões: uma em puré (após ter arrancado um molar e ter avançado para um implante, achei que seria o mais indicado) e outra "normal". A boa notícia é que como qualquer receita Eva Mendes é fácil de fazer e rápido (tentem lá cozinhar com uma criança de sete meses e outra de dois anos e meio e digam-me se não é menos desesperante beber três copos de água e fingir que não se tem fome...). Aliás, estou a esforçar-me por não cair na preguiça e saltar o jantar: é que às vezes são 21h00, já consegui dar jantar a toda a gente, mas ainda não me consegui sentar e comer.
Caril de Legumes
Ingredientes: gengibre fresco, caril em pó, cardamomo, sal e pimenta, cebola, courgette, abóbora, alho francês e cogumelos, salsa e hortelã fresca. Cuidado não abuse nas quantidades da abóbora, porque não pode ultrapassar as 200g diárias deste legume, sendo que ainda soma com o tomate. Por outras palavras, por dia, no total, só pode comer 200g do somatório de abóbora, tomate, alho francês, beringela, cebola, couve lombarda, espargo, feijão verde, funcho, pimento vermelho e pimento padron. Ah pois é! Nada de batotas!
Instruções: Esta é daquelas receitas que pode estar ao telefone com uma amiga enquanto prepara tudo, porque não tem nada que enganar. Se a amiga porventura falar em namorados novos, divórcios ou traições a minha recomendação é que oiça primeiro e faça a receita depois. Ninguém, nem mesmo as mulheres, são assim tão versáteis a executar tarefas em simultâneo! Corte os legumes, lave e coloque tudo no wok previamente aquecido. Deixe passar um pouco os legumes e acrescente água (não abuse porque as courgettes largam muita água por si só). Tempere com sal, pimenta, caril em pó e cominhos. Pode ainda acrescentar um pouco de cardamomo e gengibre fresco em lascas. Deixe fazer e vá provando. Quando os legumes estiverem cozidos, escorra a água e tempere os mesmos com salsa e hortelã fresca. Pode triturar e terá um delicioso puré para acompanhar uma carne.

10 comentários:

Sofi disse...

Só me fazes rir!!! Contigo até parece que fazer dieta e ficar como a Eva Mendes (que já estás muito próxima) é algo divertido.

As comidas têm tão bom aspecto que acho que devias dar um jantar LEV. Um jantar em que nos desses a comer o que comes para nos convenceres que é bom e que também podemos fazer. Até podiamos cozinhar todas juntas!!!

Bem isto já está a chegar ao nível do "Curso de Cozinha LEV" lol

Inês disse...

Excelente ideia!!!

Eu ofereço-me já como voluntária na cozinha... ehehhe assim sempre aprendo qualquer coisa!

Sofia Torres disse...

Eu vou a minha primeira consulta da lev no dia 8, estou mesmo ansiosa, vai ser um desafio para mim cozinhar tantos legumes (que eu não aprecio muito), mas vou dar o meu melhor, queria ver se perdia 23quilos porque quero ir para os 60quilos, entretanto agradeço que vás continuando a dar ideias de receitas pois as tuas receitas parecem todas maravilhosas até a mim que não gosto muito de legumes me dá vontade de experimentar :)

Unknown disse...

Sofia, espero ajudar! Eu já perdi 12 e ainda me faltam 3. É claro que é preciso força de vontade, mas a LEV é, sem dúvida, uma dieta altamente motivadora, em que não se passa fome (para mim essencial!) e em que somos "obrigadas" a aprender a comer de uma forma muito mais saudável! Espero vê-la aqui mais vezes e vá comentando, para sabermos novidades de si!

Sofia Torres disse...

Obrigado pela força :)
eu vou dando novidades depois de como está a correr, estou tão ansiosa por começar que não falo de outra coisa, (a minha mãe e as minhas amigas já devem estar saturadas de me ouvir falar sempre da dieta LEV)
isto tudo para mim é um sonho tornado realidade :)

Diário de uma Sofia mais LEV disse...

Olá
Tive hoje a minha 1 consulta, tal como previsto tenho de perder 23k...
Decidi também criar um blog para partilhar a minha experiência, se quiser passar por lá é

http://porumasofiamaislev.blogspot.pt/

Unknown disse...

Boa! Vou seguir com toda a certeza e vamos falando!!! (ou melhor, escrevendo!)

Soulfree disse...

tomate?? eu não posso comer tomate! Entra na fase 2?

Unknown disse...

Entra sim... No entanto, mesmo na fase 2 existe um limite: no máximo 200g por dia (o somatório dos legumes que na consulta assinalam com um asterisco. Por exemplo, espargos, funcho, pimento vermelho e ainda outros).

Soulfree disse...

humm eu adoro tomate! As minhas saladas têm andado tão verdes que apetecia-me mesmo dar-lhes outra cor! Vou ter que me ficar pelo pimento vermelho assado :)
Obrigada!