quarta-feira, 25 de abril de 2012

Estufar sem medos

Se há coisa que a dieta da LEV me obrigou foi a perceber que a imaginação é uma forte aliada quando se trata de emagrecer. E não, não me refiro à técnica de ficar sentada no sofá a comer bolachas e a imaginar que estou a emagrecer (já testei e não funciona mesmo...). Refiro-me mesmo ao facto de nos obrigar a "descobrir" alimentos (até as alfaces são diferentes de textura e sabor umas das outras.. se me dissessem isto há uns anos tinha um ataque de riso), assim como técnicas de cozedura.
Por isso, hoje em dia estufamos, guisamos e cosemos ao vapor. Para quem ainda tem dúvidas existenciais como eu, mas não quer dar parte fraca, aqui fica:
Estufar: salteiam-se primeiro os ingredientes para dar cor e depois cozinha-se lentamente numa pequena quantidade de líquido (no meu caso uso sempre água!). Quando estufo os cogumelos ou os legumes muitas vezes acrescento as ervas aromática, para ganharem o sabor.
Estufar aves: Como as carnes que agora posso comer são avestruz, galinha/frango, peru ou coelho, o que muitas vezes faço é que as estufo também. Um dos segredos é cortar as peças em pedacinhos pequenos e tirar logo toda a gordura.
Guisar: é só colocar pequenos pedaços de carne e cobri-los por completo com água (claro que pode usar caldo ou vinho, mas para aqui isso não interessa nada) Pode ou não alourar a carne primeiro.

Sem comentários: