domingo, 11 de março de 2012

Legumes, legumes e legumes

Organização é uma palavra chave para quem faz uma dieta com a LEV. É preciso reorganizar o frigorífico e, para quem tem filhos ou tem de cozinhar para mais alguém, é preciso também reorganizar a dinâmica familiar de refeições para conseguirmos comer todos juntos (que cá em casa é um factor essencial).
Na primeira consulta na LEV dão um papel com os legumes que se podem comer à vontade (na verdade é obrigatório comer) e a que chamei de "livre trânsito" e outros que só se podem comer 200g por dia (o somatório de todos), a que chamei de "possa, que tenho de ter cuidado". A fotografia de cima mostra o meu almoço de hoje, que acompanhou com uma panqueca LEV. Cozinho tudo no wok e, no fundo, o sabor vem da cebola roxa, dos cogumelos que são do supermercado Brio (e são fantásticos), da cebola Primavera que por vezes consigo encontrar e de um bocadinho de pimento vermelho e que se transformou nisto (a Kitty foi a O. que colocou no prato e não, não a comi...)

 Legumes livre trânsito:  aipo (fica bom na sopa), alho, alface, agrião, brócolos, canónigos, chicória, cogumelos frescos, courgette, coentros, escarola, endívia, grelo/nabiça (a minha mãe vai adorar saber isto...), pepino, pimento verde, rabanete, rebentos de soja, rúcula, salsa, espinafre. Legumes "ai que tenho de ter cuidado": alho francês, abóbora, beringela, cebola, couve lombarda, espargo, funcho, pimento vermelho e pimento padron.

Como seria de esperar pode-se cozinhar os legumes ao vapor, crus, em sopa, salteados com pouco azeite (são permitidas 4 colheres de chá de azeite por dia), estufados com pouco azeite, assados ou grelhados. Quanto a temperos as tais 4 colheres a azeite, vinagre de cidra ou vinho, sal, ervas aromáticas "à maluca" e mostarda dijon.

Cinco estrelas: A doutora A. telefonou-me ao meu terceiro dia de dieta só a perguntar como estava a correr e se tinha alguma dúvida. Por outras palavras, está preocupada que eu tenho sucesso no meu desafio, tanto quanto eu.
O que eu gostava mesmo: Querida LEV, adorava um livro de receitas para acompanhar as refeições LEV. Sopas, saladas, legumes ao vapor e por aí fora. Pode ser? Pode?

2 comentários:

Sónia disse...

Olá, estou completamente de acordo...um livro com receitas por favor :)

patricia pereira disse...

Sem duvida.... Começo a não saber como cozinhar os legumes....ora um fio de azeite alho e vamos lá ....mas sempre a mesma base???? Receitas por favor......