segunda-feira, 2 de julho de 2012

Bife de peru: é igual, mas não é!

Há coisas na vida que não têm piada nenhuma e que exigem sempre que se veja por outra perspectiva para encontrar o lado sexy "da coisa": unhas mal arranjadas, uma bainha descosida, dois quilos a mais (e aqui é mesmo impossível ver o lado sexy), um marido ou namorado mal disposto e, sem dúvida, um bife de peru. Até uma bolacha de água e sal tem mais piada.

Mas, como sabem, gosto de desafios. Como fazer um bife de peru ser sexy sem usar gorduras ou molhos estranhos? Para quem tem seguido com atenção este blog, desde que comecei a LEV tornei-me mais interessada em especiarias. E, para esta situação, a ideal era sem dúvida a minha última aquisição. E, por isso, não hesitem em dizer: "Kitt, amigão, salta para o meu prato e enrola este peru!" - pronto, não resisti a isto. Lembro-me inúmeras vezes da série de televisão dos anos 80, Michael Knight e do seu fiel amigo: um carro (que estupidez!). Mas enfim, visto que o Kitt está ocupado com assuntos mais importantes, agarrei na faca, no meu cérebro (não em sentido lato, claro!) e preparei-me para uma refeição com sabor. Aliás, em duas: uma para mim e outra para o resto da família com alguns diferenças. Como diria a O. "é igual, mas não é!"
 A fotografia de cima é para quem ficou com dúvidas e a de baixo para quem está com coragem para cozinhar!

Ingredientes
120g bife peru para quem está com LEV, à vontade para quem não é LEV (nem sabem o que perdem!)
Sal e pimenta
Azeite e alho
Especiaria maravilha: Louisiana Cajun
Alho francês
Pimento vermelho
Cebola
Rebentos de soja
2 colheres sopa molho soja +  1 colher sopa óleo amendoim + 2 colheres sopa molho hoisin + 2 colheres sopa molho ostra + 1 colher chá óleo sésamo
Noodles de ovo (ah pois é! Esta parte não encontra na variação da receita para quem é LEV! Não se pode ter tudo...)

Instruções para quem é LEV
Misture a especiaria no peru e tempere com sal e pimenta. So far, so good. Coloque o wok a aquecer e coloque só um fiozinho de azeite. Deite o pimento, o alho e a cebola. Deite o peru. Deixe que a carne fique dourada e acrescente um pouco de água (mas mesmo pouca, porque o alho francês que vai colocar a seguir já vai largar água). Acrescente o alho francês e os rebentos de soja. Se preferir a carne com um sabor mais forte, pode juntar um pouco  mais da "especiaria maravilha".

Instruções para quem não é LEV
Aqueça o óleo de amendoim no wok. Junte o bife de peru até mudar de cor. Acrescente  o pimento e o alho. Deixe cozinhar. Junte a cebola, os molhos e o óleo de sésamo. Deixe cozinhar até o bife de peru estar feito. Faça os noodles como diz na embalagem e misture no wok com a carne. A O. adora esta comida!


8 comentários:

Anónimo disse...

Então e a Eva, com isto tudo, já perdeu quantos Kg's???
Estou muito curiosa!!!
Marta

Soulfree disse...

Ola!
Acabei agora de ler o seu blog... esta semana vou começar a minha saga.
Fiquei curiosa, ainda está na fase 2? Desde 9 de abril?
Boa continuação!!!

Unknown disse...

Bom dia! Antes de mais parabéns pela decisão! Sem duvida, além de mais magra, sou agora uma mulher mais saudável! Já estou na manutenção e prestes a concluir a minha dieta Lev. No entanto, cada vez mais acredito que uma vez Lev sempre Lev!

Unknown disse...

Marta, apesar de por vezes me ter portado muito mal, com muitas viagens e festas pelo meio, já lá vão 14 quilos!

Soulfree disse...

Que bom! Até parece impossível, será que vou conseguir os meus 20kg em excesso?

Não tenho problemas em repetir a comida várias vezes mas as dicas e receitas deste blog são uma grande ajuda!

Na clínica deram-me também uma receita de sopa com os legumes autorizados e com a ajuda da bimby comer sopas e legumes não vão ser problema.

Ainda não comecei porque vou aproveita o Lev Hour para encher a despensa :)

Acho que a ideia de um blog um incentivo, afinal estamos a deixar por escrito o nosso compromisso e isso ajuda imenso!

Parabéns por estar tão Lev :D

Unknown disse...

E que receita é essa? Tem de partilhar! É que receitas saudáveis nunca são de mais!

Soulfree disse...

Eu ainda não trouxe, tal como não me deram o plano pois só dão depois de fazer a primeira compra.
Como na quinta feira vou ao Lev Hour Cascais fazer as compras, só na sexta feira é que me dão o plano e vou pedir a receita da sopa.
Levava cebola, abóbora, courgette, beringela, alho (?) e depois podemos variar as folhas, mas as quantidades convém respeitar por causa dos legumes com restrição.
Prometo que venho aqui deixar a receita!

Aproveito para dizer que também criei um blog para assumir um maior compromisso com esta dieta ;)

http://gulosaemdieta.blogspot.pt/

Tenciono lá ir pondo receitas!

Tenho um creme de courgette com coentros muito bom que é só fazer um refogado com cebola e o azeite neste caso que nos é permitido, cortar as courgettes às rodelas com casca, os coentros a gosto, juntar água, e depois de cozinhado triturar tudo!

Soulfree disse...

Entretanto deixei de ser a Soulfree e passei a ser Inês Eusébio com a ligação do google+ ao blogger!