quinta-feira, 26 de abril de 2012

Sopa de courgette à Eva + outras ideias

Hoje é um dia de sopa. Na verdade, pareço uma barata tonta a fazer três sopas diferentes (uma para mim, uma para o G. - que ainda nem sabe bem o que é uma colher e faz um ar tão espantado que por vezes penso que ainda está numa "fase Matrix" a admirar outro universo e a tentar decidir que caminho vai tomar - e ainda outra para o J. e para a Ollie que não têm culpa de eu estar de dieta e merecem sopas divertidas). No entanto, para ser mesmo muito sincera, o facto é que me afeiçoei à minha sopa e praticamente tornou-se um "favorito". Além disso é super fácil de fazer e com pouca margem de erro. Muitas vezes uso a sopa como entrada ou então faço sopa ao estilo asiático e coloco também a carne lá dentro (há quem lhe chame "mixórdia", eu chamo-lhe sopa ao estilo da Eva).


O que vai precisar: duas courgettes (escolha as mais rijas), um quarto de cebola, nabiças ou espinafres ou agrião, 1 dente de alho, sal e pimenta (para os amantes das aromáticas, o cebolinho funciona bem)
Como fazer: Lave todos os ingredientes. Corte as extremidades à courgette e reserve (gosto sempre do termo "reserve"... até parece que as courgettes têm direito a quarto de hotel... por falar nisso, hoje li um comentário muito interessante do escritor Mario Vargas Llosa que dizia que a filosofia e a cultura tinham sido substituídas pela cozinha e pela passerelle. De passerelle não percebo nada e não me interessa particularmente, mas quanto à cozinha não sei se será um fenómeno negativo?). Como podem perceber esta sopa é mesmo fácil porque enquanto escrevo as instruções estou a pensar noutras coisas. Agora, é só deitar um fiozinho de nada de azeite e colocar a cebola e o alho cortados a alourar. Quando a cebola tiver ganho cor é só deitar água e as courgettes. Tempere com sal. Deixe cozinhar, até que ao espetar um garfo nas courgettes elas estejam tenras. Triture e coloque novamente ao lume, juntando as nabiças, espinafres ou agrião e deixe levantar fervura. Tempere com pimenta e já está! No fundo, usa sempre a mesma base e vai "trabalhando" com os legumes permitidos, consoante a fase da LEV em que estiver.

2 comentários:

Inês disse...

3 sopas ?!?!?! Dear god.... Anyway, amanha acho que vou ter que fazer uma sopa, portanto depois digo-te se foi assim tão fácil!!

Inês disse...

Outstanding!!!

Claro que fiz uma adaptaçãozita... mas fica muito bom! Validado!